quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Awá Guajá




Toy Art da Etnia Awá Guajá



#NomesOutros nomes ou grafiasFamília linguísticaInformações demográficas
54Guajá / Awa-GuajáAvá, AwáTupi-Guarani
UF / PaísPopulaçãoFonte/Ano
MA365Siasi/Sesai 2012


Os Guajá se autodenominam Awá, termo que significa "gente, ser humano", além de outras denominações como Wazaizara (Tenetehara), Aiayé (Amanayé), Gwazá. Habitam a Terra Indígena Awa, município Carutapera, Bom Jardim e Ze Doca, estado do Maranhão.

Acreditam que sejam originários do baixo rios Gurupi, Guamá e Capim no estado do Tocantins. Formavam, provavelmente junto aos Ka'apor, Tembé e Guajajara (Tenetehara), um conjunto maior, da família lingüística Tupi-Guarani naquela região.

A chegada dos colonizadores fez com que houvesse uma dispersão dos mesmos. Acredita-se que a partir do conflito da Cabanagem, em torno de 1835-1840, este conjunto iniciou uma migração no sentido leste, rumo ao Maranhão. É provável que por volta de 1950 todos os Guajá já estivessem vivendo neste estado no leste do rio Gurupi e entre os rios Caru e Turiaçu. A língua falada é da família lingüistica Tupi-Guarani. Da mesma origem são suas tradições culturais. A população Awá Guajá atual é de aproximadamente 257 pessoas vivendo sob a assistência da Funai e pelo menos outros seis grupos vivendo autonomamente. Praticamente não têm contato com os não-índios. A maioria ainda não teve. Participarão dos jogos pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário