quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Xerente



Toy Art Xerente 

#NomesOutros nomes ou grafiasFamília linguísticaInformações demográficas
225XerenteAcuen, Akwen, Akwê
UF / PaísPopulaçãoFonte/Ano
TO3017Funasa 2010


A população indígena Xerente é constituída de 2.800 indivíduos, distribuídos em 37 aldeias em duas nas terras indígenas - Xerente e Funil - numa área de 183.542 hectares, no município de Tocantínia, no estado do Tocantins. Os Xerente se auto-denominam Akwe e são falantes da língua Jê, do tronco lingüístico macro-jê.

Apesar do contato com a sociedade não-índia há mais de 200 anos, os Xerente ainda realizam a festa para dar nome aos meninos e às meninas, e o ritual do Kupré, que consiste em homenagear os mortos após uma semana de seu falecimento. Na sociedade Xerente, bem como em outros povos indígenas, os velhos e as crianças são muito respeitados. Os velhos porque detêm o conhecimento tradicional do seu povo e procuram repassá-los aos mais jovens, enquanto que as crianças são o futuro e a continuidade da sua etnia e cultura.

Atualmente, os Xerente são atendidos por um Programa PROCAMBIX – Programa de Compensação Ambiental Xerente, gerenciado pelos próprios índios, e criado para compensá-los pelos impactos da construção da Hidrelétrica Eduardo Magalhães, em Lajeado.

O objetivo do Procambix é melhorar a qualidade de vida indígena, desenvolvendo projetos direcionados a produção de alimentos em quantidade para todas as 500 famílias, capacitação de índios para a fiscalização e preservação ambiental, bem como a valorização e divulgação da sua cultura, com a finalidade de atingir à completa sustentabilidade de todos.

O Artesanato é confeccionado com palhas de babaçu, capim dourado, seda de buriti e sementes usados para confeccionar bolsas, cestas, esteiras, balaios, redes e enfeites, como os colares e brincos. Esses produtos são vendidos aos lojistas das cidades vizinhas e também aos turistas que visitam a região próxima à área indígena.

Entre os esportes praticados, destaca-se a corrida de tora, para a qual têm dois times: sterromkwá e htamhã . As toras são ornamentadas com motivos inspirados na cobra sucuri e no jabuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário