segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Palikur

Toy Art Palikur

#NomesOutros nomes ou grafiasFamília linguísticaInformações demográficas
154PalikurParicuria, Paricores, Palincur, Parikurene, Parinkur-Iéne, Païkwené, PaïkwenéAruak
UF / PaísPopulaçãoFonte/Ano
MT, PA437Funasa 2010



Os Palikur, povo indígena falante de uma língua arawak, são uma das populações que há mais tempo vivem na região ao norte da foz do Amazonas. Sabe-se disso, porque, já na primeira década do século XVI, documentos de viajantes europeus relatavam a presença de uma numerosa sociedade indígena chamada Paricura, localizada na foz de um grande “mar de águas doces”. Esta história antiga significa também que os Palikur estão há tempos em contato com os não índios. Fato este que não se deu sem traumas, pois, até meados do século XX, custou-lhes muitas vidas e a diminuição radical de sua população. Na documentação histórica e em suas narrativas orais, os Palikur são descritos como bravos guerreiros e navegadores, qualidades que, por certo, os ajudaram a sobreviver e estar hoje aqui presentes numa situação de crescente aumento populacional.

No Brasil, os Palikur vivem em uma reserva indígena controlada pela FUNAI, enquanto na Guiana Francesa vivem perto de aldeias crioulas e parte do estabelecimento público francês. Ambos os governos nacionais tentam aumentar o conforto e integração social dos Palikur, mas na prática, eles são os mais baixos segmentos da sociedade a nível econômico, social e jurídico.
Pintura facial Palikur

Na a década de 1960 a North American Summer Institute Linguistics (SIL) adentrou a sociedade Palikur no Brasil. Os membros da SIL traduziram a Bíblia Sagrada para o Palikur e converteram uma grande parte da população a Evangélicos. os Palikur cristãos rejeitam os rituais tradicionais, como os banquetes, as danças, a beber o Kashiri e a fumar e passaram a ir à igreja todos os dias.


Capacete da etnia Palikur - Rio Urucuá, afluente do Uaçá - Amapá
Emplumação de garça maguari, arara-vermelha, raça comum, tucano, japú e arara-canindé.
estrutura em taquara, raquís de madeira, com amarrações em linha de algodão, cerol e tingimento em pigmentos naturais

Martijn van den Bel do Institute National de Recherches Archéologiques Préventives – Guiana fez um estudo detalhado sobre a cerâmica Palikur, parte desse trabalho pode ser lido aqui a seguir:

Tradição Cerâmica Palikur

Apenas duas mulheres Palikur ainda fazem cerâmica, as outras mulheres têm esse conhecimento também, mas não praticam mais por diferentes razões. Embora os homens tenham tarefas complementares, como a recolha de argila ou kweli, apenas as mulheres realmente fazem cerâmica. Elvira Ioîo, esposa de Paulo Orlando Norino, da aldeia de Kamuyune na Guiana Francesa ainda trabalha a cerâmica de forma tradicional. Cerâmica nunca tinha sido feita nesta aldeia antes da chegada de Elvira do Brasil. A outra ceramista é sua irmã, Luisa Ioîo, que ainda vive em Kumenê no rio Uruaçua, Brasil. O marido de Elvira foi um dos grandes líderes espirituais da nação Palikur até que ele faleceu há alguns anos atrás. Ele era uma personalidade de liderança para os membros da sociedade cristã Palikur, e também tinha um conhecimento enciclopédico de tradições Palikur pré-cristão.

Quando comparado com as observações feitas por Nimuendaju na década de 1920, toda a cadeia de produção de cerâmica quase não mudou (Nimuendaju, 1926, p. 41-48). Embora a cerâmica era fabricada regularmente naqueles tempos, a tradição da cerâmica Palikur caiu drasticamente durante os últimos 70 anos. As observações feitas por Rostain (1991, p 95-110;., 1994) confirmam esta impressão.

Preparação 

A ceramista foi chamada pelo pajé da aldeia Palikur de Favard (uma vila não-cristã) para produzir vários recipientes (Wojska) kashiri para as próximas festas de Páscoa. Além disso, também foi convidada por Hugues Petitjean Roget para fabricar uma urna Palikur.

Uma pequena cabana atrás da casa da ceramista funcionava como uma oficina onde ela poderia trabalhar sozinha e armazenar o barro, panelas e ferramentas. Não foi permitido comer neste lugar especial e, portanto, levou uma semana para preencher o estoque couack, não haveria escassez de alimentos durante o trabalho. Uma viagem para a floresta costeira foi programada para procurar casca de árvore kwep, e argila tradicional. A casca foi testada pela artesã através de sua mastigação de flocos de recém-cortados. Depois de aprovação, mais foi recolhido por seus filhos. A arvoree da Chrysobalanaceae sp. cresce principalmente nas savanas costeiras inundadas das Guianas (Grenand et al., 2004).

A cascas de árvores foram recolhidas em sacos de arroz antigos e rendeu dois sacos de 50 litros. Uma vez de volta na aldeia o kwep foi colocado ao sol para secar. Quando os flocos tinham secado, uma certa quantidade foi recolhida em uma pilha e queimada em placas de zinco. Na manhã seguinte, o monte de tinha se reduzido a cinzas e ¾ de um saco de arroz foi preenchido com esse carvão.

Para fazer o corpo do vaso uma bola de argila é enrolada em uma roda de oleiro bastante espessa em um banco de madeira. Com o polegar a ceramista pressiona o volume para a base. Com a utilização de um pedaço de cabaça a superfície é alisada para reforçar o juntas. Quando termina a peça é posta de lado para secar por metade de um dia e outro é iniciada.

As características do vaso (tamanho, a base, o corpo, o diâmetro, espessura da parede, etc.) dependem do tipo de vaso, que é definida por palikur tradição oral. De acordo com a ceramista, um bom vaso serve a sua função e é simétrico. A espessura da parede é verificada regularmente por degola uma cana fina no corpo úmido. Os ângulos de inflexão e a simetria do vaso também são verificadas por medição do comprimento da palheta de base para a maior bobina. O diâmetro é também medida com uma cana.

Na manhã seguinte, o marido da ceramista coloca algumas pranchas de madeira num buraco feito no chão. Os vasos cinza-claros endurecidos são colocados sobre as pranchas. A lenha é empilhada ao redor dos vasos, mas a madeira não podem tocar os vasos. Os vasos permanecem toda a noite no carvão incandescente. Na manhã seguinte, ela recolhe os utensílios que agora mostram uma cor amarelo ocre, ela bate com os nós dos dedos sobre as paredes exteriores para saber se as cerâmicas foram devidamente cozidas.

Decoração dos vasos

A ceramista aplica várias decorações nos vasos. Antes da queima, pontuações são feitas com um pau pontiagudo, na beira de um wanamyuh. As incisões são feitas com uma cana bem afiada e aplicadas quando o vaso está em ponto de couro’. As incisões são às vezes preenchidas com barro vermelho (atama). A pintura é aplicada após a queima conforme instruçoes da tabela 1.

#Nome PalikurNome científico
Descrição 
1Lansan
Uma substancia leitosa é extraída de uma arvore não identificada e queimada diretamente no fogo. A fuligem e recolhida colocando um recipiente de ponta cabeça sobre o fogo.  O resíduo é raspado do recipiente e misturado com uma argila vermelha.
2TiSynphonia Globurifera L
Uma substancia leitosa é extraída de uma arvore não identificada e queimada diretamente no fogo. A fuligem e recolhida colocando um recipiente de ponta cabeça sobre o fogo. O resíduo é raspado do recipiente e misturado com uma argila em pó.O Ti é usado normalmente para pintar cabaças e é considerado um material de qualidade inferior para se fazer a porcelana. É normalmente aplicado a parte interior de recipientes de cerveja, para deixa-las ainda mais acidas. 
3KuwasiMyrsticaceae ssp
A casca é produzida e misturada com agua (infusão), em seguida, destilada, Kumasi é usado para ambos, cabaças e cerâmicas. Tem cor vermelho claro
4Pusuma
A casca e batida, misturada com agua e fervida.
5AdamnaBixa
Ollerana

a cementes são amassadas, fervidas e sofre adoção de sumo de mandioca para diluição de cor.

As resinas são raramente usadas e a utilização deste tratamento de superfície certamente irá desaparecer dentro de alguns anos. Uma resina é extraída da árvore de Carapa ou tiviru (Carapa guianensis). Depois de ferver a substância é seca ao sol. Uma bola transparente, e dura é aplicada sobre a face exterior do vaso para adquirir um revestimento.

Motivos decorativos

Os motivos de decoração Palikur, chamados de Aibak, tem nomes próprios. Embora o autor não é um falante fluente Palikur, o marido da ceramista explicou os nomes de cada motivo. Eles representam vários animais, como pássaros, cobras, tartarugas etc. O que é retratado muitas vezes é uma característica do animal 12. A maioria desses animais são parte da vida Palikur, uma vez que são as criaturas que caçam ou a que atribuem um significado simbólico, parte de sua tradição oral.



#Animal
Motivoidentificação
1Watkala

garça do norte (Herodias egretta)

padrão de penas na garganta
2datka waxiyune


Jiboia (Boa constrictor)

pele
3Tiyuyuyu


Jaburu (Jabiru Mycteria)

padrão de penas na garganta
4Wayam


Tartaruga terrestre (Geochelone carbonaria)

padrão da casca
5Swyawakap


Batuiruçu (Pluvialis dominica)

suas pegadas na lama


Outro grupo de motivos, e talvez o mais importante, é o que se refere aos clãs palikur. As origens dos clãs Palikur estão enraizados na tradição oral e revelam uma melhor compreensão do significado linguístico e simbólico destes motivos. Esta versão do Palikur Mito de criação foi dito por Paulo Norino, gravada pelo autor em 1994 e transcrito em Palikur e traduzido para o francês por Emiliano Narciso (van den Bel e Narciso, 1995). Esta versão mostra semelhanças com o mito da criação recolhidos por Grenand e Grenand (1987, p. 57-59). Embora, esta versão é menos explícita sobre o nascimento dos clãs, é mais clara sobre a razão do dilúvio fatal. O texto Palikur é escrito de acordo com a ortografia SIL (veja Launey, 2003, p. 26).

Nikwe nah kinetiwenen amin initit gimin wohawki pagikwene minikwak ku samah kenesminate akapuska. Hawkih ig wohawkih paykwene ig kenneh gimun manitya. Pahaye adahan pahapwi sikuh bat apitmun. Ig sikuh bat, pisenwa nikwe ig tihenen, ig ti-in: "senkwan". Kuri igme ig wohawki pagikwene hiyamnih henen. Ig awna git sikuh: wake pis hiyegibe pi(s) akih nuthu pay mbeyne nemnikkupiye (= danun nuthu), payye pihipan. Ayteke nikwe ig tinohew kanipwiye. Kanipwiye ay puguneh gimantak pahaye adahan ig sagay gipegi gihapgatak pahapwi awayg. Kahnxima hiyeg kakamsapunad kaw gikamsah hiyuw akak giyako(t). Ig awna git: mmanih pin kasah, ig awna: kawa nahwa awnakepye gikak sikuh. Ig tihenen ay, nahme awna pay pihipan wake pis hiyegibe pi(s) ku akinut ku payye pihipan mbeyne nemnik. Ig awna: ka agiknonamah awaku wigwiy uhumten igme digiswasepwiye inin waxgih akak un. Ig wagkiswiye muwok inugitak.

Nikwe ig digiswensemnih adahan il pisenwepye gikakis negas hiyeg ku payye kaneh kiyatig kene ihan giwn. Nikwe ig hiyapkis git iggwa paykweneh wakowkih giwtyapey. Ig awna: bayta iwasah mbeyne ku payye nemnik. Ig hiyapkis waguwatrik. Ig ipeg agimkanit inin waxgih akak muwok aka(k) bobo madèh waxgih digiseh, yumah hiyeg aymuhwenen. Ig awna: inin kamax ada(ha)n madikawkubu kamukri akak pohokubu agawnih ku pi(s) hiya. Igkis ka ihan nunhun. Enbe nikwe nah digisaseh pismet amowka pis batak dagipwit nopsad. Dagipwit adahan pis bataku kasabwatip. Ayteke nikwe kohadbe pis katapek gugikut gukak pihayo akak pikamkahyupwiy, pihipwipiy pase. Nah waykisne muwok.

Henewa ig kehen. Ig bateke dagipwit kanopsimahad ayye. Pahaye danun ahawkanapgik muwok wayk. Pahaye hawkanawa inute kamuw. Ig ipeg agimkanit tuwexu kakat seyno. Ig tagakwa wahamaptak pahayye adahan egu tuwexu tagakwa muwok wayke nopsensa se-ih, se-ih, se-ih, se-ih juktan kipuseh. Hawki ateke muwok wayhneh. Nikwe muwok waynen. Kahnxima muwok wayk, muwok wayk juktan digise madikté waxgi. Juktan digise ku pay pi imutehneneh.

Nikwe igme misekwe abetpi pagaw agikuh dagipwit. Ig sabutip lureh danun adahan kuwis adahan pugunkunah kayg. Ig timah bobo kahyswehwe ka binw akiw. Nikwe ig mawasaptihwa woke gisabatu pagaw ka kihawpa akiw hemeh padakanteh. Nikwe egu pagaw gaku padekwig huwiteh gipitit bakibeh. Ig miyah gikamkahy miyah henemeh ig ka miyah kamax ada(ha)n pahak kamukri akak madikawka hawki un makagap akiw un magakap. Ayteke nikwe ku aysaw un makagap ig pesse agigutak.

Nikwe ig ay, ig kapusa mutun amutri. Ayteke ig timah mpuseh aygete hiyeg kadukman. Kahnxima aygete hiyeg kadukman, hiyagepnen, pekneh, batekye, kayneh ta ku hewkanawa. Ig iwasa yumah. Aygete akiw. Mpuseh amegemnit kayg kahnxima hiyeg ken kadukmankah. Kada(ha)n pigikna, mpameku, paskeku. Pahaye ig awna: nah tan iwasateh ken kuwis pasnika kayg. Ig ta iwasa ku kitak ignebis hiyeg kadukman. Ig iwasa kahnxima itey borikis (= bowwa ignekis) itey ignekis waypeyeneh. Ig atak iwasa. Ig hiya kahnxima kawapuwad ku kitak hiyeg kadukmah kawapuwad bowwa ignekis kawah egnekis kawah se kawakukyeneh…. hiyeg. Ayteke ig tan iwasah ku kiney kahnxima kadukmankah iwasah ig danun atere. Ig iwasa ig utiy wakapneh bowwa ignekis hiyeg ku payye wakapneh wakapunyeneh. Embe nikwe pissenwa nikwenih ku kitak kadukman. Ig atak iwasah. Ig utih ignekis hiyeg kahnxima wadak, wadahyuneh igenekis. Enbe heneh gihumwenikis negas paykweneh ku pay waypeyeneh, wakapunyeneh, kawakukyeneh, paraymyuneh, wadahyuneh. Heneh gihumemnikis. Aytere nikwe i(gki) s kapusah kibihweh juk kupikneneh akak inin kahawke. Wixwiy ayte paykweneh asemneh.
O "mito da criação Palikur", escultura em ceramica do ceramista ancião Wet (beija-flor em idioma Plaikur) - Aqui vemos o velho índio em sua 'arca' que salvou os Palikur do diluvio. Existe uma grande analogia com a passagem bíblica de Noé

Tradução livre pelo autor:

Vou lhe contar uma história de há muito tempo, no tempo do começo do mundo, do primeiro dia de existência de um Palikur. Um dia um indígena antigo estava construindo uma canoa e no alto das árvores um cuco (sikuh 14) estava pousado num galho. O cuco começou a gritar "senkan", de modo que o índio se perguntou o que estava acontecendo. Ele pediu ao cuco: "Será que o seu povo se assemelha ao meu como você me disse gritando 'seungkwan', e quem é o ruim que vem em minha direção, quem você vê?". O índio não ouviu som nenhum e continuou a construir sua canoa. O cuco espera, vira a cabeça para o outro lado e um homem e um monte de pessoas vestindo tangas (Fr. calimbé) chegam, um deles levava sua tanga debaixo do braço juntamente com suas flechas. Ele diz ao homem: "O que você ouviu antes?". Ele respondeu: "Nada, eu queria falar com você cuco". Ele respondeu com gritos e disse-lhe:"Quem você vê, se assemelha a seu povo e digo-lhe que o mal está vindo". Ele diz: "Não, não existe tal coisa, porque o avô que nos observa, ele vai acabar esta terra com água, ele vai fazer a água cair do céu de forma a exterminar todas as pessoas que não respeitam e nem lhe obedecem ".

Agora ele está dando ao antigo indio um sinal para se levantar e diz: "Venha e veja que uma coisa ruim vai acontecer". Ele mostra-lhe uma visão e ele olha para todas as pessoas do mundo, onde está chovendo fortemente a ponto de transformá-lo num um grande mar. A terra está cheia de água e ninguém vai sobreviver. Ele diz: "Este será para dez sóis e cinco mais, como eles não me escutam vou deixá-los afogarem-se na chuva, mas você tem que construir um grande navio, voce entra nele com a sua esposa e filhos e leva contigo também uma flauta, porque eu fazer chover muito".

Sim e ai, ele o fez de verdade. O índio construiu um enorme navio e ao longo de um dia de pois de construi-lo,  a chuva veio. Certa manhã, ao amanhecer, quando o sol apareceu, ele olhou para cima sobre o povo e viu um arco-íris com sua perna branca, que chegara do Oriente. De repente, o arco-íris apareceu e a chuva começou lentamente a começou a cair branca, branca, branca até que o mundo estava cheio. Um dia depois, a chuva forte caiu e caiu, a abundância chuva caiu, a chuva caiu, a chuva caiu até que encheu toda a terra e até que ele tinha atingido os mais altos cumes das montanhas.

Agora o índio flutuava sobre a água em seu navio. Fechou-o e, finalmente, o "movimento" havia cessado. Ele ficou lá por sessenta luas. Ouviu que o mar já não fazia mais barulho e abriu a porta, mas o mar jogou muita água em seus filhos que acabaram morrendo afogados, mas o índio não morreu. Ele esperou novamente por mais um sol e sessenta dias até que a terra estivesse completamente seca.

Ele saiu do barco e começou a plantar. Toda noite ele ouvia obraulho feito por muitas pessoas, muito barulho: eles falam, beba Kashiri, cante e dance15. No dia seguinte, o índio vai lá, mas não vê nada. Na noite seguinte, houve muito barulho novamente, sem nada ver. Toda lua cheia as pessoas faziam muito barulho e isso continuou por dois, três, quatro luas. O índio disse: "Eu vou dar uma olhada porque ele já se passaram quatro luas". quando ele olhou novamente para o lugar onde o barulho  vinha viu um monte de lagartas (itey) que haviam se transformado em Waypeyene. Ele continua e vê um monte de abacaxis (kawapuwad) no local onde as pessoas tinham feito o barulho. Estes abacaxis tornaram-se o Povo Abacaxi (Kawakyuyene). O indio avista outro lugar de onde vinha barulho e dessa vez encontra um monte de casas.

Este mito de criação explica o nascimento de cada pessoa e/ou clã e mostra que todos eles foram concebidos no mesmo evento, salientando que todos eles são parte de um só povo agora. Como mencionado anteriormente, o presente sistema de clãs Palikur pode ter se originado durante o período colonial, sendo uma mistura de vários grupos étnicos diferentes. A partir deste ponto de vista, este mito refere-se a um momento específico no tempo colonial, quando vários grupos indígenas dispersos se reunificaram para formar o Palikur contemporâneo.

Como mencionado no mito da criação, os clãs brotaram: abacaxis, formigas, lagartas, etc. com características específicas, tais como a pele, escamas ou bico destes animais e plantas, são descritos e, ocasionalmente, todo o tema é traçado (Tabela 3). Paul Norino se refere a nomes e motivos, clãs Palikur extintos e outros grupos ameríndios estreitamente relacionadas com a história Palikur (Tabela 4). Por exemplo, o Kamuyune introduziu aos Palikur o ralador de mandioca com pregos de ferro (Fernandez, 1948, p. 212). O Mahamrayune revelou o cultivo de mandioca ao palikur (Grenand e Grenand, 1987, p. 26).


#ClanMotivofamíliaidentificação
1Wadayune

Ypara


Geko


(Thecadactylus rapicauda) marcas de patas
2Wakapuyene

Bautista

Árvore Formiga ou Uacapa 

(Vouacapoua americana)forma da estrutura dos galhos para forro das ocas
3Waxiyune

îoio

Montanha ou Terra








Por exemplo, várias urnas antropomórficas encontrados por Goeldi (1900) nos locais Rio Cunani mostraram recorrentes elementos decorativos (Figura 2). decorações antes de tudo que observamos nas alegorias horizontais como formas crescentes (urnas 9, 14 e 19), espirais entrelaçadas (urnas 5, 9, 10, 14 e 17), 'Gregas' (urnas 5 e 14), semi círculos (urna 19), e uma espécie de volutas (urnas 10, 14 e 15-a). Além disso, podemos observar ornamentos que representam claramente o corpo humano, tais como uma cabeça com um rosto modelado, vestido cabelos, pintura facial e lóbulos das orelhas furadas (urnas 9, 15a, 18a, 17 e 19), um pescoço com um ornamento abaixo da boca ( urnas 9, 10, 15A e 17) e os braços (urna 17) 19. Nas figuras 12 e 13 vemos rostos humanos feitas em relevo do pescoço de duas urnas aristé pintadas da gruta Trou Biche, na Colina Bruyère na foz do Oiapoque, coleção de Museu de Cultura da Guiana, Caiena (fotos. Rostain, 2004). Várias urnas tem uma faixa vermelha em volta da cabeça que pode representar a coloração do cabelo com corante vermelho 20.
Urnas antropomórficas - repara-se que os elementos representam claramente detalhes do corpo humano de personagens da tribo, tais como uma cabeça com um rosto modelado, vestido cabelos, pintura facial e lóbulos das orelhas furadas. 


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