quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Umutina

Toy Art Umutina

#NomesOutros nomes ou grafiasFamília linguísticaInformações demográficas
210UmutinaBarbados, OmotinaBororo
UF / PaísPopulaçãoFonte/Ano
MT445Associação Indígena Umutina Otoparé 2009



Os umutinas são um grupo indígena que habita a margem direita do rio Paraguai, no estado brasileiro do Mato Grosso, onde se encontra a Área Indígena Umutina. Eram chamados de Barbados por possuírem ralas barbas, que consideravam sinal de orgulho.

No início do século XX foram descritos como indígenas agressivos e violentos por impedirem pela força, a invasão de seu território tribal, invadido pelos homens brancos.

A pacificação definitiva deu-se em 1911, com o contato realizado pelo Coronel Rondon entre os rios Paraguai e Bugres, que determinou ao Governo do Estado que demarcasse aquelas terras como posse dos Umutina. Apesar disso, o grupo continuou a ser exterminado por parte dos extrativistas da região e também pelas as doenças como a gripe, o sarampo, a tuberculose e a bronco-pneumonia.
Guerreiros Umutina

A atividade principal do povo Umutina era a agricultura e consistia principalmente do plantio de milho e da mandioca. A pesca era realizada com arco e flecha e as mulheres preparavam os peixes com mingau e pimenta. As caçadas e a coleta de mel, frutos, cogumelos, resinas e ervas medicinal complementavam subsistência do grupo. Hoje, dedicam-se a criação de gado, ao trabalho nas fazendas da região, a venda do pescado e aos projetos agrícolas da FUNAI.
Guerreiro Umutina

Aspectos sociais e religiosos

Segundo Harald Schultz os relacionamentos entre os umutinas eram monógamos. Os pais decidiam o futuro esposo de suas filhas e o dia do casamento, quando era realizada uma cerimônia em que o casal pintava o corpo inteiramente de urucu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário