Toy Art Chamacoco |
# | Nomes | Outros nomes ou grafias | Família linguística | Informações demográficas | ||||||||||||
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39 | Chamacoco | Samuko |
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Divididos em dois grupos principais, os Chamacocos vivem em duas areas distintas, os denominados como Ebytoso vivem nas margens do Rio Paraguai e se converteram ao cristianismo, e os Tomáraho que vivem nas florestas ao redor dos Ebytoso e ainda cultivam sua religiosidade tradicional. Outros nomes para essa etnia são Ishiro, Yshiro, Jeywo, Yshyro, Xamicoco, Xamacoco ou Yshyr.
Vários grupos Ishír viveram no Gran Chaco no século XIX e se fixaram em torno do Rio Paraguai. Os ebitosos viveram aí por séculos e os tomárahos viveram no Gran Chaco, sendo estes últimos considerados hostis até a década de 1970.
Durante a Guerra do Chaco (1932-35) o povo Ishír lutou com soldados paraguaios contra bolivianos, mas quando a guerra acabou eles perderam territórios e precisaram negociar a sobrevivência de sua etnia com os colonos paraguaios.
Território Chamacoco |
Os tomaráhos remanescentes ainda viviam em escravidão por dívidas no centro de exploraçao de San Carlos e estavam morrendo por doenças, negligência e fome. Enquanto os ebitosos tinham abandonado seus rituais por pressão de missionários evangelistas, os tomáraho ainda praticavam o ritual de iniciaçao de meninos e mantinham um conhecimento detalhado sobre mitos e shamanismo.
O primeiro contato com de tomárahos com ebitosos foi em 1981 quando Bruno Barrás e Guillermo Mallero (ambos pertencentes ao povo Ishír de Fuerte Olimpo) foram ate San Carlos para levar o primeiro Censo Nacional Indígena. Em 1985 eles eram em apenas 87 pessoas.
Esses grupos estao desaparecendo devido à pobreza resultante da tranformação de suas terras, à degradação de recursos naturais e à pressão vinda da expansão da atividade economica. Jovens se mudam para cidades do Paraguai e do Brasil, abandonando suas crenças e, em geral, negando suas origens para que nao sejam vitimas de discriminaçao.
Em 2009, apenas tres comunidades do povo ebitoso tinham status legal e terras próprias, enquanto a comunidade de tomáraho tem status legal e se estabeleceram em terras ilegalmente possuídas.
Localização
O povo Ishír se encontra principalmente no Distrito de Fuerte Olimpo no Alto Paraguai. E de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA) há 40 indivíduos desta etnia na reserva indígena Kadiwéu no Brasil. Os Chamacoco, na década de 80, foram retirados de suas terras pelo Instituto Nacional Indígena do Paraguai (INDI) e realocados para pequenas áreas ribeirinhas. Em 1986, os Tomáraho foram transferidas de San Carlos de Potrerito, a terra pertencente a Ebytoso, para terras em Maria Elena, as quais foram cedidas pelo INDI.
Organização Política
O terk Duruk era o líder da comunidade do clã totêmico, eo atributo com o qual ele foi identificado um crânio apito tatu. Quando um indivíduo recebeu uma revelação ou visão, ou fez um feito notável para o bem de sua comunidade, pode tornar-se konzehet, um xamã. Com o passar do tempo, o seu conhecimento ou habilidade, o konzehet poderia, eventualmente, tornar-se konzehet Bahlut, e junte-se a konzaho Deio (conselho de anciãos, ou grandes xamãs). Bahlut atributos konzehet foram os peikara (uma espécie de chocalho) e cana. As decisões foram tomadas pelo pölohto hnedeio (senhores da guerra Grande), liderado por pölohtet, que não era um superior, mas sim um primus inter pares. Os atributos foram hnedeio pölohto pulseira de pena, e xüap, um apito construída em pau-rosa. O atributo que identificou pölohtet foi uma pulseira de pele de onça. Os atuais líderes são chamados pölohto ou ihorkoso (cabeças artificiais), porque eles chegaram através dos cana
Língua
A língua Chamacoco também é conhecida como Xamicoco ou Xamacoco, apesar da tribo preferir o nome como Ishír, que também é falado como Ishiro ou Jewyo. É falada por indígenas de todas as idades, que geralmente não falam espanhol ou guarani bem.
Chamacoco é classificada como uma língua Zamucoan, juntamente com a Ayoreo, e ambas as línguas são consideradas em perigo.
A estrutura da língua funciona da seguinte forma: Verbos tem sua flexão baseada em prefixos pessoais, a língua não é temporal. Nomes podem ser divididos em possessivos e não-possessivos. Possessivos são caracterizados por um prefixo pelo qual o nome concorda com o dono da posse ou genêro. A sintaxe é caracterizada pela presença de estruturas para-hipotáticas. [1]
Mitologia
Enquanto histórias contadas por ybytoso diferir daquela de Tomáraho em muitos aspectos, o "Mito grande" yshyr pode ser resumido como se segue: Por ocasião da viagem através da selva, um grupo de mulheres yshyr conheceu o ahnapzöro (ou anapsoro), deuses poderosos e terríveis, de aparência estranha, que não tinha facções em seus rostos. Cada um deles tinha diferentes personagens únicos, cobertos de penas, pêlos, ou cores estranhas. O ahnapsoro vivia então com yshyr, e lhes ensinou a caçar, utilizar as ferramentas e iniciou-os em suas cerimônias rituais. Depois de um tempo a coexistência de homens e deuses tornou-se difícil, chegando a uma crise com a morte de alguns jovens nas cerimônias de iniciação agressivos. Então Eshönewörta (ou Ashnuwerta), líder ahnapzoro, mostrou a yshyr a vulnerabilidade do ahnapzoro, para que eles pudessem matá-los, batendo-os no tornozelo, como que eles tinham lá garganta. Em um curto espaço de tempo foram exterminados todos os anapsor. apenas dois sobreviveram à chacina: Eshönewörta eo Nemur temível, que escapou. Quando Nemur sentiu o desenho humano em cima dele, eles já estavam no local chamado Karcha Balut ele pegou um caracol do solo ou puxou-o de plumagem grossa de seu corpo (dependendo das versões) e com um gesto extravagante produziu um rio caudaloso que brotou de seu escudo. O homem ea anapser, separadas pelo rio hoje conhecido como o rio Paraguai, "trocar palavras" pela última vez. "Você pode correr, mas seu destino é ficar para sempre sozinho", pronuncia Syr, de pé na margem do rio. "Teu povo são numerosos", responde Nemur da margem oposta ", mas eles serão sempre obrigados a seguir as palavras. Se eles falharem, a doença, a fome, e os inimigos vão dizimar então até o último Kytymaraha (nome do clã de Syr ) extingue-se. " Há uma outra instituição mítica que promove o uso equilibrado dos recursos naturais: a figura do Mestre dos Animais. Cada animal tem seu mestre sua Balut, o porta-voz, que facilita simultaneamente caça e pune severamente o excesso.
Economia
Tradicionalmente, o Chamacoco eram caçadores-coletores. Atualmente, eles cultivar e criar animais, como ovelhas, cabras, porcos, vacas, cavalos e aves. Eles trabalham como peões, diaristas e empregados domésticos. Eles criam artesanato para venda, tais como cestas, esculturas em madeira e outras criações. Grupos dissidentes Yshyr, conhecidos como "yacareceros" estão engajados na caça de jacaré, uma atividade proibida, para sobreviver. "contingentes de quinze a vinte homens saem em canoas rio acima, e estagiários pelos pântanos do Rio Negro Caçam por um mês, dormindo em seus barcos e exposto a todos os perigos:. rangers brasileiros, a maioria deles ex-reclusos, usar de atirar para matar antes de perguntar ".
Cena do documentario Chamacoco, la amenaza de Nemur de Darío Arcella 1997 |
A estrutura da língua funciona da seguinte forma: Verbos tem sua flexão baseada em prefixos pessoais, a língua não é temporal. Nomes podem ser divididos em possessivos e não-possessivos. Possessivos são caracterizados por um prefixo pelo qual o nome concorda com o dono da posse ou genêro. A sintaxe é caracterizada pela presença de estruturas para-hipotáticas.
Mitologia
Enquanto histórias contadas por ybytoso diferir daquela de Tomáraho em muitos aspectos, o "Mito grande" yshyr pode ser resumido como se segue: Por ocasião da viagem através da selva, um grupo de mulheres yshyr conheceu o ahnapzöro (ou anapsoro), deuses poderosos e terríveis, de aparência estranha, que não tinha facções em seus rostos. Cada um deles tinha diferentes personagens únicos, cobertos de penas, pêlos, ou cores estranhas. O ahnapsoro vivia então com yshyr, e lhes ensinou a caçar, utilizar as ferramentas e iniciou-os em suas cerimônias rituais. Depois de um tempo a coexistência de homens e deuses tornou-se difícil, chegando a uma crise com a morte de alguns jovens nas cerimônias de iniciação agressivos. Então Eshönewörta (ou Ashnuwerta), líder ahnapzoro, mostrou a yshyr a vulnerabilidade do ahnapzoro, para que eles pudessem matá-los, batendo-os no tornozelo, como que eles tinham lá garganta. Em um curto espaço de tempo foram exterminados todos os anapsor. apenas dois sobreviveram à chacina: Eshönewörta eo Nemur temível, que escapou. Quando Nemur sentiu o desenho humano em cima dele, eles já estavam no local chamado Karcha Balut ele pegou um caracol do solo ou puxou-o de plumagem grossa de seu corpo (dependendo das versões) e com um gesto extravagante produziu um rio caudaloso que brotou de seu escudo. O homem ea anapser, separadas pelo rio hoje conhecido como o rio Paraguai, "trocar palavras" pela última vez. "Você pode correr, mas seu destino é ficar para sempre sozinho", pronuncia Syr, de pé na margem do rio. "Teu povo são numerosos", responde Nemur da margem oposta ", mas eles serão sempre obrigados a seguir as palavras. Se eles falharem, a doença, a fome, e os inimigos vão dizimar então até o último Kytymaraha (nome do clã de Syr ) extingue-se. " Há uma outra instituição mítica que promove o uso equilibrado dos recursos naturais: a figura do Mestre dos Animais. Cada animal tem seu mestre sua Balut, o porta-voz, que facilita simultaneamente caça e pune severamente o excesso.
Referências[editar | editar código-fonte]
↑ [1]
http://www.etnolinguistica.org/lingua:chamacoco
http://en.wikipedia.org/wiki/Chamacoco
http://es.wikipedia.org/wiki/Chamacoco
http://chamacoco.swarthmore.edu/about/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chamacocos
http://www.ethnologue.com/language/ceg
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