só proteje quem ama - só ama quem conhece

só proteje quem ama - só ama quem conhece

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Sirianos

Toy art Siriano

#NomesOutros nomes ou grafiasFamília linguísticaInformações demográficas
180Siriano
Tukano
UF / PaísPopulaçãoFonte/Ano
AM71Dsei/Foirn 2005
Colombia6651988

Autodenominam-se Siria-masã e são chamados de Siriano, Tubú ou Selea é um grupo étnico indígena que vive na nascente do Caño Ti, Caño Paca e Caño Viña e nas margens dos rio Papurí no departamento colombiano de Vaupés e no estado brasileiro do Amazonas.
Sirianos
Trata-se de uma etnia patrilinear exogâmica, cuja língua própria pertence ao ramo oriental da família Tucano, como os de outras fraternidades da região com a qual os sirianos praticam trocas matrimoniais e constituem um sistema cultural. O discurso das mulheres tem certas características diferentes das dos homens, como a glotalização.

Economia
Sua economia é baseada na agricultura e pesca itinerantes. Cultivam mandioca amarga, inhame, batata-doce, cana-de-açúcar, milho, cacau, banana, abacaxi, mamão e outras frutas. Eles complementam sua dieta com caça de anta, queixada e várias aves e coleta de frutos silvestres, larvas e formigas.

As mulheres processam mandioca para produzir casabe e "fariña" e praticam cerâmica, enquanto os homens são especialistas em tecer cestas.

Localização
Terra indígena Siriano

No Brasil são encontrados dispersos em rios da bacia do Uaupés e no Rio Negro. Há informações referentes a 27 sibs siriano.
Festividade dos Sirianos
Tubú
Eles são considerados descendentes de Tubú que descendem do tempo e do espaço para equilibrar o que o homem havia desmembrado. O centro da terra foi estabelecido, no mar do leite materno. Lá ele nasceu pequeno como homem e, uma vez feito homem, veio à tona pelo rio Negro.

Fontes
https://es.wikipedia.org/wiki/Sirianos
Siriano, la gente de los sueños; Bogotá: Ministerio de Cultura.
Pueblo Siriano; Atlas Sociolingüístico de Pueblos Indígenas de América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário