Toy Art Wajapi |
# | Nomes | Outros nomes ou grafias | Família linguística | Informações demográficas | ||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
214 | Wajãpi | Wayapi, Wajapi, Oiampi | Tupi-Guarani |
|
Wajãpi é o nome utilizado para designar os índios falantes desta língua Tupi que vivem na região delimitada pelos rios Oiapoque, Jari e Araguari, no Amapá. São os mesmos Guaiapi, mencionados na região do baixo rio Xingu, sua área de origem, desde o século XVII.
Subgrupos
Os índios reconhecem o termo Wajãpi como designação inclusiva para todos os subgrupos que vivem nessa área, correspondendo, portanto, à autodenominação do povo. Utilizam, também, como autodesignação a expressão iane, nós.
Nos mitos de origem, os Wajãpi situam-se como uma etnia diferenciada, globalmente, dos outros povos por eles conhecidos: os brasileiros (karai-ku), os franceses (parainsi-ku) e os grupos indígenas vizinhos (Wayana-Aparai, Tiriyó, Karipuna, Galibi e Palikur). A tradição estabelece que, no tempo mítico, todos os povos viviam juntos e teriam sido separados pela intervenção do herói criador, Ianejar ("nosso dono").
Após esta separação, as outras etnias se distanciaram e, desde então, os Wajãpi consideram que habitam o "centro da terra". Ali, eles se dividiram em diferentes grupos que se reconhecem como "parentes".
Língua
A língua falada pelos Wajãpi se inclui na família Tupi-Guarani. Com os Emerillon do rio Oiapoque, na Güiana Francesa, são os únicos representantes desta família linguística na área. O conhecimento do português, por parte destes Wajãpi, está progredindo rapidamente: em todas as aldeias encontram-se de 5 a 10 homens entre 15 e 35 anos que falam bem o português. As mulheres e as crianças, com raras exceções, não falam essa língua, embora entendam a maior parte dasconversas.
Existem Wajãpi também na Güiana Francesa, cuja língua apresenta diferenças dialetais a nível fonético e lexical, por ter recebido influências de línguas Karib. Entre estes Wajãpi do Oiapoque, a maioria dos homens fala francês e muitos conhecem também a língua Wayana.
Território Wajaãpi |
Subgrupos
Os índios reconhecem o termo Wajãpi como designação inclusiva para todos os subgrupos que vivem nessa área, correspondendo, portanto, à autodenominação do povo. Utilizam, também, como autodesignação a expressão iane, nós.
Nos mitos de origem, os Wajãpi situam-se como uma etnia diferenciada, globalmente, dos outros povos por eles conhecidos: os brasileiros (karai-ku), os franceses (parainsi-ku) e os grupos indígenas vizinhos (Wayana-Aparai, Tiriyó, Karipuna, Galibi e Palikur). A tradição estabelece que, no tempo mítico, todos os povos viviam juntos e teriam sido separados pela intervenção do herói criador, Ianejar ("nosso dono").
Após esta separação, as outras etnias se distanciaram e, desde então, os Wajãpi consideram que habitam o "centro da terra". Ali, eles se dividiram em diferentes grupos que se reconhecem como "parentes".
Língua
A língua falada pelos Wajãpi se inclui na família Tupi-Guarani. Com os Emerillon do rio Oiapoque, na Güiana Francesa, são os únicos representantes desta família linguística na área. O conhecimento do português, por parte destes Wajãpi, está progredindo rapidamente: em todas as aldeias encontram-se de 5 a 10 homens entre 15 e 35 anos que falam bem o português. As mulheres e as crianças, com raras exceções, não falam essa língua, embora entendam a maior parte dasconversas.
Existem Wajãpi também na Güiana Francesa, cuja língua apresenta diferenças dialetais a nível fonético e lexical, por ter recebido influências de línguas Karib. Entre estes Wajãpi do Oiapoque, a maioria dos homens fala francês e muitos conhecem também a língua Wayana.
Selo Postal Wajãpi |
Historico do Contato
A história dos Wajãpi nos últimos 250 anos corresponde à expansão desse povo rumo ao norte, desde sua origem no baixo rio Xingu até sua instalação na área que ocupam hoje. Nos últimos 100 anos, essa migração os levou a abandonar os grandes eixos, como o rio Jari, para se instalar nas cabeceiras e nos afluentes dos rios Jari, Amapari e Oiapoque. Nestas regiões, experimentaram diferentes processos de relações intertribais e interétnicas, que resultaram na diferenciação dos atuais subgrupos Wajãpi.
Em 1973, os Wajãpi do Amapari foram "contatados" por uma equipe de atração da Funai que preparava, naquela região, os trabalhos de abertura da rodovia Perimetral Norte (BR 210). Quando os trabalhos de construção da estrada foram interrompidos em 1976, o trecho final já penetrava por mais de 30 km a área indígena. A estrada, aliada à uma fiscalização inadequada, abriu as terras dos Wajãpi aos invasores: inicialmente caçadores de peles, depois garimpeiros e, mais recentemente, interesses de empresas de mineração, atraídas pelas importantes jazidas de ouro, cassiterita, manganês e tântalo da região. Ao mesmo tempo, crescia a pressão nos limites da área, na medida em que as margens da Perimetral Norte vinham sendo ocupadas por serrarias, fazendas e garimpos, alimentados pelos centros urbanos próximos (Serra do Navio, a 90 km da área indígena, e Macapá, a 370 km).
A partir dos anos 80, os Wajãpi assumiram expulsar, sozinhos, os invasores de seu território. Ao mesmo tempo, deram início a várias atividades de controle territorial e de diversificação do extrativismo na área tradicionalmente ocupada.
As dificuldades de subsistência nas aldeias super povoadas e as mais atingidas pela proximidade da rodovia Perimetral Norte e, consequentemente, pelo esgotamento dos recursos naturais, fez com que muitas famílias voltassem aos sítios de ocupação tradicional, em zonas distantes dos Postos da Funai e das missões de fé (MNTB - Missão Novas Tribos do Brasil, SIL - Sociedade Internacional de Lingüística) que atuam na área, ou se dispersassem em pequenas aldeias situadas num raio de 5 a 20 km dos Postos. Atualmente, há 13 aldeias permanentes além de numerosos acampamentos dispersos em toda a extensão da área indígena.
Em 1990, o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio) interditou a Área Indígena Wajãpi, com 543.000 ha, nos municípios de Almerim, Mazagão e Macapá, no Amapá. Em 1994, iniciou-se, com apoio do governo alemão, no contexto do PPG-7, a autodemarcação da área indígena Wajãpi. Neste mesmo ano, foi fundado o Conselho das Aldeias Wajãpi, reunindo todos os chefes de famílias extensas, que escolheram sua diretoria . Esta associação é também denominada Apina, nome de um subgrupo da etnia lembrado pela sua valentia na guerra: eram os Wajãpi que "flechavam longe". Seus objetivos principais são garantir uma representação mais direta da comunidade junto às autoridades e buscar soluções para reorientar o relacionamento com as agências que atuam na área.
A história dos Wajãpi nos últimos 250 anos corresponde à expansão desse povo rumo ao norte, desde sua origem no baixo rio Xingu até sua instalação na área que ocupam hoje. Nos últimos 100 anos, essa migração os levou a abandonar os grandes eixos, como o rio Jari, para se instalar nas cabeceiras e nos afluentes dos rios Jari, Amapari e Oiapoque. Nestas regiões, experimentaram diferentes processos de relações intertribais e interétnicas, que resultaram na diferenciação dos atuais subgrupos Wajãpi.
Em 1973, os Wajãpi do Amapari foram "contatados" por uma equipe de atração da Funai que preparava, naquela região, os trabalhos de abertura da rodovia Perimetral Norte (BR 210). Quando os trabalhos de construção da estrada foram interrompidos em 1976, o trecho final já penetrava por mais de 30 km a área indígena. A estrada, aliada à uma fiscalização inadequada, abriu as terras dos Wajãpi aos invasores: inicialmente caçadores de peles, depois garimpeiros e, mais recentemente, interesses de empresas de mineração, atraídas pelas importantes jazidas de ouro, cassiterita, manganês e tântalo da região. Ao mesmo tempo, crescia a pressão nos limites da área, na medida em que as margens da Perimetral Norte vinham sendo ocupadas por serrarias, fazendas e garimpos, alimentados pelos centros urbanos próximos (Serra do Navio, a 90 km da área indígena, e Macapá, a 370 km).
A partir dos anos 80, os Wajãpi assumiram expulsar, sozinhos, os invasores de seu território. Ao mesmo tempo, deram início a várias atividades de controle territorial e de diversificação do extrativismo na área tradicionalmente ocupada.
As dificuldades de subsistência nas aldeias super povoadas e as mais atingidas pela proximidade da rodovia Perimetral Norte e, consequentemente, pelo esgotamento dos recursos naturais, fez com que muitas famílias voltassem aos sítios de ocupação tradicional, em zonas distantes dos Postos da Funai e das missões de fé (MNTB - Missão Novas Tribos do Brasil, SIL - Sociedade Internacional de Lingüística) que atuam na área, ou se dispersassem em pequenas aldeias situadas num raio de 5 a 20 km dos Postos. Atualmente, há 13 aldeias permanentes além de numerosos acampamentos dispersos em toda a extensão da área indígena.
Em 1990, o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio) interditou a Área Indígena Wajãpi, com 543.000 ha, nos municípios de Almerim, Mazagão e Macapá, no Amapá. Em 1994, iniciou-se, com apoio do governo alemão, no contexto do PPG-7, a autodemarcação da área indígena Wajãpi. Neste mesmo ano, foi fundado o Conselho das Aldeias Wajãpi, reunindo todos os chefes de famílias extensas, que escolheram sua diretoria . Esta associação é também denominada Apina, nome de um subgrupo da etnia lembrado pela sua valentia na guerra: eram os Wajãpi que "flechavam longe". Seus objetivos principais são garantir uma representação mais direta da comunidade junto às autoridades e buscar soluções para reorientar o relacionamento com as agências que atuam na área.
Pintura corporal Wajãpi |
Vida cerimonial
A vida cerimonial dos Wajãpi é intensa, marcada por grandes ciclos de rituais como a festa do milho (no inverno), a festa do mel e as danças dos peixes. Esses ciclos constituem-se em cantos ordenados, que nem sempre são conhecidos por todos, dando lugar a reuniões entre comunidades para participação na festa, com danças e cantos das músicas coletivas, acompanhadas de flautas de diversos tipos. Durante essas reuniões são distribuídas grandes quantidades de caxiri preparadas por uma ou duas mulheres, cujos maridos são os "donos" da festa. A maioria dessas festas tem caráter profano.
Certas danças, como as do milho, a dos peixes e o ciclo do turé, contêm elementos rituais mais preeminentes. Dançam mais em momentos de crise, para agradar e aplacar Ianejar, herói criador, que sempre ameaça destruir a humanidade. Por outro lado, os rituais associados à iniciação das meninas são realizadas no âmbito familiar e raramente dão lugar a festas coletivas.
Agricultura
A agricultura é uma atividade central na vida dos Wajãpi. A abertura das clareiras condiciona a localização das habitações permanentes e o ritmo dos deslocamentos sazonais; o produto das plantações, de curto, médio e longo ciclo, contribuem em praticamente 50% dos alimentos consumidos pelo grupo.
Os trabalhos agrícolas são realizados segundo técnicas tradicionais de queima e coivara; o uso de machados de ferro, aos quais os Wajãpi do Amapari têm acesso regular há apenas 30 anos, modificou, segundo eles, o tamanho das clareiras, sem alterar, porém, o ritmo dos trabalhos agrícolas. Queimar e limpar as roças são atividades coletivas, nas quais um chefe de família é ajudado por outros membros da comunidade, num sistema de mutirão denominado pusirõ. Na roça, as espécies cultivadas são plantadas sem ordem aparente. Há uma nítida ênfase para a mandioca brava, cujos sub-produtos -farinha, beiju, tapioca, tucupi e caxiri- constituem a base da alimentação.
Os outros produtos cultivados são o milho, a banana, o cará e a batata doce, cana de açúcar e frutas como caju, mamão, abacaxi, além da pimenta, amendoim e feijão. Os Wajãpi cultivam, ainda, o urucum, a cana para as flechas, o curauá, do qual obtêm fibras para cordas, o veneno de pesca, o algodão, cuias e cabaças. Para cada espécie, os Wajãpi possuem um número elevado de variedades: conhecem mais de quinze tipos de mandioca brava, dez tipos de batata, outros dez de cará, cinco de milho, etc.
Localização
Os Wajãpi ocupam, há mais de dois séculos, uma vasta área situada nos confins do Brasil e da Guiana Francesa, delimitada pelas bacias dos rios Jari, Oiapoque e Araguari.
No lado brasileiro dividem-se em três subgrupos territoriais: o grupo do alto Jari/Cuc, o grupo "arredio" do alto Ipitinga e o grupo principal da região do Amapari.
O grupo do alto Jari dispersou-se entre os anos 1967 e 1981: a maioria migrou para a Guiana Francesa, habitando aldeias situadas à margem do rio Oiapoque, e outros foram transferidos pela Funai, em 1982, para o Parque Indígena do Tumucumaque. Somavam na época, 10 indivíduos.
Fora da TI Wajãpi, há notícias de dois subgrupos isolados da mesma etnia, que ocupariam, respectivamente, as cabeceiras dos rios Amapari e Anakui, no Amapá, e o alto rio Ipitinga, no Pará. São poucas as informações disponíveis sobre estes subgrupos. Em 1975, a Funai realizou um sobrevôo e localizou uma maloca grande com uma população estimada em 80 índios.
A região do Amapari é a área de concentração atual dos Wajãpi que vivem no Brasil. Corresponde à região delimitada a oeste pelo rio Inipiku (Mapari), ao sul, pelo rio Karapanaty (Aroã), afluente do baixo Inipuku, e, a leste, pelos igarapés Onça e Kumakary (Água Preta), afluentes do rio Felício, que desemboca no rio Amapari. Esta área inclui-se nos municípios de Mazagão e Macapá, no estado do Amapá.
Trata-se de uma área de floresta tropical densa, onde predominam pequenos cursos d'água, praticamente todos encachoeirados. A região é extremamente acidentada, formada por uma sucessão de colinas e alguns planaltos, situados nos contrafortes das serras do Iratapuru, Ipitinga e Tumucumaque. Os solos, predominantemente argilosos e arenosos, são ácidos, apresentando alto risco de erosão. O clima, de tipo equatorial, quente e úmido, oscila entre um período de chuvas, de janeiro a julho (inverno), e um de seca, de agosto a dezembro (verão). No Brasil, estão distribuídos em diversas aldeias na TI Wajãpi.
As aldeias
A composição da aldeia Wajãpi não é constante: os membros do grupo local estão sempre em movimento entre as aldeias e as casas provisórias construídas junto às roças. Cisões políticas e reunião de membros de grupos distintos contribui para a recomposição constante da população das aldeias, assim como surtos de doenças, mortes e problemas de invasões intermitentes do território por garimpeiros. O ciclo agrícola e o esgotamento da caça também influenciam o deslocamento dos Wajãpi por seu território.
A aldeia Wajãpi não apresenta formato característico, as casas estão dispersas no espaço limitado pelo igarapé ou pelo rio e pelas roças, deixando livre uma praça (okara) onde se realizam as atividades sociais e rituais.
Cada casa corresponde a uma família nuclear ou, em raros casos, a uma família extensa, abrigando em média 4 a 7 pessoas.
As casas do tipo tradicional são casas palafíticas construídas sobre estacas que podem chegar à altura de dois metros: tem-se acesso ao estrado por uma escada esculpida num tronco de árvore. A cobertura, em duas águas, é feita de folhas de ubim e palha preta. Atualmente elas vêm sendo substituídas por grandes construções baixas, sem paredes, ou ainda por simples tapiris de construção rudimentar e provisória. Além das casas de habitação, há também em todas as aldeias, na proporção de uma para duas ou três casas, construções que servem de cozinha, com jiraus, os pontos para o fogo e todos os instrumentos para o processamento da mandioca. Estas construções servem para várias famílias nucleares e nela se reúnem mães e filhas para a preparação dos alimentos.
População
Dados demográficos dos últimos 25 anos demonstram que os Wajãpi têm tido um crescimento populacional constante, sendo que a taxa de natalidade cresceu muito nos anos que se seguiram ao contato com a Funai, ocorrido em 1973.
Nessa época, eles contavam, no Brasil, com 151 indivíduos. Quinze anos depois, somavam 310 indivíduos. Eram 498 indivíduos no Brasil (censo de 1994) e 412 na Guiana Francesa (censo de 1992), totalizando uma população de aproximadamente 910 pessoas.
Fontes de informação
ALMEIDA, Ronaldo Rômulo Machado de. Traduções do fundamentalismo evangélico. São Paulo : USP, 2002. 161 p. (Tese de Doutorado)
ARNAUD, Expedito. Os índios Oyampik e Emerilon (rio Oiapoque) : referências sobre o passado e o presente. In: --------. O índio e a expansão nacional. Belém : Cejup, 1989. p. 129-58. Publicado originalmente no Boletim do MPEG, Antropologia, Belém, n.s., n. 47, fev. 1971.
BEAUDET, Jean-Michel. Polay, Uwa : danser chez les les Wayãpi et le Kalina. Notes pour une ethnographie des danses amerindiennes des Basses Terres d'Amerique du Sud. Journal de la Société des Américanistes, Paris : Société des Américanistes, v. 85, p. 215-38, 1999.
--------. Rire : un exemple d'Amazonie. L'Homme, Paris : Ecole des Hautes Etudes en Sciences Soc,, n. 140, p. 81-99, 1996.
--------. Souffles d'Amazonie : les orchestres tule des Wayapi. Nanterre : Société d'Ethnologie "Hommes et Musique", 1997. 212 p. (Acompanha um CD)
BEZERRA, Valeria Saldanha; LIMA, Jorge Araújo de Sousa. Considerações sobre a agricultura dos índios Waiãpi no Amapá. Macapá : Embrapa, 1997. 17 p. (Documentos, 6)
CABALZAR, Flora Dias. Trocas matrimoniais e relações de qualidade entre os Waiãpi do Amapá. São Paulo : USP, 1997. 273 p. (Dissertação de Mestrado)
CAMPBELL, Alan Tormaid. An account of the Wayapi indians of Amapá, Northern Brazil. s.l. : s.ed., 1982. 364 p. (Tese de Doutorado)
CASAGRANDE, Hilton Cesar. O em torno do domínio vegetal entre os Waiãpi do Amapari. São Paulo : USP, 1997. 140 p. (Dissertação de Mestrado)
CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA. Campanha contra o projeto de autogestão dos índios Waiãpi no Amapá. São Paulo : CTI, 1997. 233 p.
--------. Cartilha de matemática sem números. São Paulo : CTI, 1994. 42 p.
--------. Cartilha dos professores Waiãpi. São Paulo : CTI, 1994. 40 p.
--------. O livro das mulheres Waiãpi : Ensino de Português. v.1 - Gênero. São Paulo : CTI, 2000. 32 p.
--------. Livro do artesanato Waiãpi. São Paulo : CTI ; Brasília : MEC, 1999. 60 p.
--------. Projeto demarcação Waiãpi-PDW : relatório final. São Paulo : CTI, 1996. 117 p.
--------. Recuperação ambiental e despoluição de áreas da TI Waiãpi degradadas por garimpo : consolidação do projeto. São Paulo : CTI, 1997. 84 p.
--------. A Terra Indígena Waiãpi/AP e a problemática socio-ambiental : documento-base. São Paulo : CTI, 1999. 60 p.
COHN, Clarice; SZTUTMAN, Renato. O visível e o invisível na guerra ameríndia. Sexta Feira: Antropologia, Artes e Humanidades, São Paulo : Pletora, n. 7, p. A43-A56, 2003.
DIAS, Flora Freire Dente da Silva. Trocas matrimoniais e relações de qualidade entre os Waiãpi do Amapá. São Paulo : USP, 1997. (Dissertação de Mestrado)
FERNANDES, Carlos. O direito de crer. Eclesia, São Paulo : s.ed., v. 5, n. 54, p. 18-30, mai. 2000.
GALLOIS, Catherine. Wajãpi rena : roças, pátios e casas. Rio de Janeiro : Museu do Índio ; São Paulo : CTI ; NHII-USP, 2002. 94 p.
GALLOIS, Dominique Tilkin. Brasil : el caso de los Waiãpi. IWGIA: Documento, Copenhague : IWGIA, n. 23, p. 175-93, 1998.
--------. A casa Waiãpi. In: NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.). Habitações indígenas. São Paulo : Nobel ; Edusp, 1983. p. 147-68.
--------. Contribuição ao estudo do povoamento indígena da Guiana Brasileira, um caso específico : os Waiãpi. São Paulo : USP, 1980. 286 p. (Dissertação de Mestrado)
--------. Controle territorial e diversificação do extrativismo na Área Indígena Waiãpi. In: RICARDO, Carlos Alberto (Ed.). Povos Indígenas no Brasil : 1991/1995. São Paulo : Instituto Socioambiental, 1996. p. 263-71.
--------. Essa incansável tradução : entrevista. Sexta Feira: Antropologia, Artes e Humanidades, São Paulo : Pletora, n. 6, p. 103-21, 2001.
--------. "Floresta Nacional" Waiãpi : trajetória da tentativa de redução de uma área indígena. In: RICARDO, Carlos Alberto (Ed.). Povos Indígenas no Brasil : 1987/88/89/90. São Paulo : Cedi, 1991. p. 216-22. (Aconteceu Especial, 18)
--------. "Jane Karakuri", o ouro dos Waiãpi : a experiência de um garimpo indígena. In: SANTOS, Antônio Carlos Magalhães Lourenço (Org.). Sociedades indígenas e transformações ambientais. Belém : UFPA-Numa, 1993. p. 25-46. (Universidade e Meio Ambiente, 6)
--------. Kusiwa : pintura corporal e arte gráfica wajãpi. Rio de Janeiro : Museu do Índio ; São Paulo : CTI/NHII-USP, 2002. 72 p.
--------. Mairi revisitada : a reintegração da Fortaleza de Macapá na tradição oral dos Waiãpi. São Paulo : USP-NHII ; Fapesp, 1994. 91 p. (Estudos)
--------. Migração, guerra e comércio : os Waiãpi na Guiana. São Paulo : USP, 1986. 348 p. (Antropologia, 15)
--------. O movimento na cosmologia Waiãpi : criação, expansão e transformação do universo. São Paulo : USP, 1988. 379 p. (Tese de Doutorado)
--------. “Nossas falas duras” : discurso político e auto-representação Waiãpi. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (Orgs.). Pacificando o branco : cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo : Unesp, 2002. p. 205-38.
--------. Participação indígena : a experiência da demarcação Waiãpi. In: KASBURG, Carola; GRAMKOW, Márcia Maria (Orgs.). Demarcando terras indígenas : experiências e desafios de um projeto de parceria. Brasília : Funai/PPTAL/GTZ, 1999. p.139-54.
--------. Programa de educação Waiãpi : reivindicações indígenas versus modelos de escolas. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.). Práticas pedagógicas na escola indígena. São Paulo : Global, 2001. p. 25-46. (Antropologia e Educação)
-------- (Coord.). Terra Indígena Waiãpi : alternativas para o desenvolvimento sustentável - Programa Waiãpi-CTI - 1999. São Paulo : CTI, 1999. 12 p.
--------. Vigilância e controle territorial entre os Wajãpi : os desafios para superar uma transição na gestão do coletivo. In: GRAMKOW, Márcia Maria (Org.). Demarcando terras indígenas II : experiências e desafios de um projeto de parceria. Brasília : Funai/PPTAL/GTZ, 2002. p. 95-112.
--------; CARELLI, Vincent. Diálogo entre povos indígenas : a experiência de dois encontros mediados pelo vídeo. Rev. de Antropologia, São Paulo : USP, v. 38, n. 1, p. 205-59, 1995.
--------. Vídeo nas aldeias : a experiência Waiãpi. Cadernos de Campo, São Paulo : USP, v. 2, n. 2, p. 25-36, 1992.
GALLOIS, Dominique Tilkin; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. O índio na Missão Novas Tribos. In: WRIGHT, Robin (Org.). Transformando os Deuses : os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas : Unicamp, 1999. p. 77-130.
GALLOIS, Dominique Tilkin; KAHN, Marina. Livro de mapas : território Waiãpi. São Paulo : CTI, 1992. 45 p.
GRENAND, Françoise. Et l'homme devint jaguar : l'univers imaginaire et quotidien des indiens Wayãpi de Guyane. Paris : L'Harmattan, 1982. 496 p.
--------. La langue Wayãpi (Guyane française) : phonologie et grammaire. Paris : Selaf, 1980. 122 p.
--------. Ainsi parlaient nos ancêtres : essai d'éthnohistoire "Waiãpi". Paris : Orstom, s.d.. 416 p.
--------. Introduction a l'étude de l'univers Wayãpi : ethnoécologie des indiens de Haut-Oyapock (Guyane française). Paris : Selaf, 1980. 332 p.
GRENAND, Françoise; GRENAND, Pierre; HURAULT, Jean-Marcel. Indiens de Guyane : Wayana et Wayampi de la foret. Paris : Autrement/Orstom, 1998. 200 p.
GRENAND, Françoise; MORETTI, Christian; JACQUEMIN, Henri. Phamacopées traditionnelles en Guyane : Créoles, Palikur, Waiãpi. Paris : Orstom, 1987. 568 p.
GRENAND, Pierre. The use and cultural significance of the secondary forest among the Wayapi indians. In: PLOTKIN, Mark J.; FAMOLARE, Lisa (Eds.). Sustainable harvest and marketing of rain forest products. Washington : Conservation International, Island Press, 1992. p. 27-40.
GRENAND, Pierre; GRENAND, Françoise. Il ne faut pas trop en faire : connaissance du vivant et gestion de l'environnement chez les Wayapi. Cahiers des Sciences Humaines, s.l. : s.ed., v. 32, n. 1, p. 51-63, 1996.
--------. Os Waiãpi do norte e seus brancos (Guiana Francesa). In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (Orgs.). Pacificando o branco : cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo : Unesp, 2002. p. 145-78.
JENSEN, Allen Arthur. Sistemas indígenas de classificação de aves : aspectos comparativos, ecológicos e evolutivos. Belém : MPEG, 1988. 88 p. (Coleção Eduardo Galvão)
--------. Wayampi. In: KAHREL, Peter; BERG, Rene van den (Eds.). Typological studies in negation. Amsterdan : John Benjamins, 1994. p. 343-64. (Typological Studies in Language, 29)
--------; JENSEN, Cheryl (Comps.). Tamõ kõ rekopawer - A história de nossos antepassados. Belém : Funai ; SIL, 1991. 174 p.
JENSEN, Cheryl Joyce S. O desenvolvimento histórico da língua wayãpi. Campinas : Unicamp, 1989. 194 p. (Série Línguas Indígenas). Apresentado originalmente como Dissertação de Mestrado. 1989, Unicamp.
KAHN, Marina. A escolarização Waiãpi. In: RICARDO, Carlos Alberto (Ed.). Povos Indígenas no Brasil : 1991/1995. São Paulo : Instituto Socioambiental, 1996. p. 272-4.
--------. Exercícios de leitura e escrita em matemática. v. 1 e 2. São Paulo : CTI, 1992. 80 p.
--------. O livro das tabelas. São Paulo : CTI, 1993. 48 p.
--------; GALLOIS, Dominique Tilkin. Cartilha Waiãpi : alfabetização em português (acompanha livro do professor). São Paulo : CTI, 1991. 140 p.
OLSON, Gary Paul. The Wayapi : a world in conflict. Austin : Univ. of Texas, 1982. 165 p. (Dissertação de Mestrado)
SANTOS, Lilian Abram dos. Aspectos da fonologia Waiãpi. São Paulo : USP, 2002. 79 p. (Dissertação de Mestrado)
SCHOEPF, Daniel. Une étrange massue pour affronter les Wayapi ou les avatars de la technologie chez les Wayana de la region Brésil-Guyane. Bulletin de la Soc. Suisse des Américanistes, Genebra : Soc. Suisse des Américanistes, n. 57-58, p. 69-88, 1995.
SCHULER, Evelyn. Pelos olhos de Kasiripina : revisitando a experiência Waiãpi do "Vídeo nas aldeias". Sexta Feira: Antropologia, Artes e Humanidades, São Paulo : Pletora, n. 2, 1998.
SZTUTMAN, Renato. Caxiri, a celebração da alteridade : ritual e comunicação na Amazônia indígena. São Paulo : USP, 2000. 262 p. (Dissertação de Mestrado)
--------. De festas, viagens e xamãs : reflexões primeiras sobre os encontros entre Waiãpi setentrionais meridionais na fronteira Amapá-Guiana Francesa. Cadernos de Campo, São Paulo : USP, v. 9, n. 8, p. 107-24, 1999.
TINOCO, Silvia Lopes da Silva Macedo. Aprendendo novas formas de representação política : as inter-relações entre cursos de formação de professores Waiãpi e o conselho Apinã. Cadernos de Campo, São Paulo : USP, v. 10, n. 9, p. 87-96, 2000.
--------. Jovina, cacique, professor e presidente : as relações entre o Conselho Apina e os cursos de formação de professores Waiãpi. São Paulo : USP, 2000. 206 p. (Dissertação de Mestrado)
--------. “Nunca dez!” A matemática karai-ko e o uso do ábaco entre os Waiãpi do Amapá. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.). Práticas pedagógicas na escola indígena. São Paulo : Global, 2001. p. 236-51. (Antropologia e Educação)
TURNER, Terence. Extrativismo mineral por e para comunidades indígenas da Amazônia : a experiência de garimpo entre os Waiãpi do Amapá e os Kayapó do sul do Pará. Cadernos de Campo, São Paulo : USP, v. 8, n. 7, p. 255-74, 1997/1998.
A arca de Zo'É. Dir.: Dominique T. Gallois; Vincent Carelli. Vídeo Cor, VHS, 22 min., 1993. Prod.: CTI-SP
At the edge of conquest : the journey of chief Wai-Wai. Dir.: Geoffrey O'Connors. Vídeo Cor, VHS, 29 min, .1992. Prod.: Realis Picture Inc
Jane Moraita (Nossas Festas). Dir.: Kasiripinã Waiãpi. Vídeo Cor, VHS, 28 min., 1994. Prod.: CTI-SP
Meu amigo garimpeiro .... Dir.: Dominique T. Gallois; Pedro Dias Correa; Luís Vessani. Vídeo Cor, S-VHS/NTSC, 25 min., 1994. Prod.: CTI-SP
Placa não fala. Dir.: Dominique Gallois; Vincent Carelli. Vídeo cor, NTSC, 35 min., 1996. Prod.: CTI; GTZ
Segredos da mata. Dir.: CTI; Apina. Vídeo cor, NTSC, 37 min., 1998. Prod. CTI
Waiãpi de Guyane : un visage sonore d'Amazonie, Colection CNRS-Musée de l'Homme, Chant du Mond, Paris, 1998. (CD)
A vida cerimonial dos Wajãpi é intensa, marcada por grandes ciclos de rituais como a festa do milho (no inverno), a festa do mel e as danças dos peixes. Esses ciclos constituem-se em cantos ordenados, que nem sempre são conhecidos por todos, dando lugar a reuniões entre comunidades para participação na festa, com danças e cantos das músicas coletivas, acompanhadas de flautas de diversos tipos. Durante essas reuniões são distribuídas grandes quantidades de caxiri preparadas por uma ou duas mulheres, cujos maridos são os "donos" da festa. A maioria dessas festas tem caráter profano.
Certas danças, como as do milho, a dos peixes e o ciclo do turé, contêm elementos rituais mais preeminentes. Dançam mais em momentos de crise, para agradar e aplacar Ianejar, herói criador, que sempre ameaça destruir a humanidade. Por outro lado, os rituais associados à iniciação das meninas são realizadas no âmbito familiar e raramente dão lugar a festas coletivas.
Agricultura
A agricultura é uma atividade central na vida dos Wajãpi. A abertura das clareiras condiciona a localização das habitações permanentes e o ritmo dos deslocamentos sazonais; o produto das plantações, de curto, médio e longo ciclo, contribuem em praticamente 50% dos alimentos consumidos pelo grupo.
Os trabalhos agrícolas são realizados segundo técnicas tradicionais de queima e coivara; o uso de machados de ferro, aos quais os Wajãpi do Amapari têm acesso regular há apenas 30 anos, modificou, segundo eles, o tamanho das clareiras, sem alterar, porém, o ritmo dos trabalhos agrícolas. Queimar e limpar as roças são atividades coletivas, nas quais um chefe de família é ajudado por outros membros da comunidade, num sistema de mutirão denominado pusirõ. Na roça, as espécies cultivadas são plantadas sem ordem aparente. Há uma nítida ênfase para a mandioca brava, cujos sub-produtos -farinha, beiju, tapioca, tucupi e caxiri- constituem a base da alimentação.
Os outros produtos cultivados são o milho, a banana, o cará e a batata doce, cana de açúcar e frutas como caju, mamão, abacaxi, além da pimenta, amendoim e feijão. Os Wajãpi cultivam, ainda, o urucum, a cana para as flechas, o curauá, do qual obtêm fibras para cordas, o veneno de pesca, o algodão, cuias e cabaças. Para cada espécie, os Wajãpi possuem um número elevado de variedades: conhecem mais de quinze tipos de mandioca brava, dez tipos de batata, outros dez de cará, cinco de milho, etc.
Localização
Os Wajãpi ocupam, há mais de dois séculos, uma vasta área situada nos confins do Brasil e da Guiana Francesa, delimitada pelas bacias dos rios Jari, Oiapoque e Araguari.
No lado brasileiro dividem-se em três subgrupos territoriais: o grupo do alto Jari/Cuc, o grupo "arredio" do alto Ipitinga e o grupo principal da região do Amapari.
O grupo do alto Jari dispersou-se entre os anos 1967 e 1981: a maioria migrou para a Guiana Francesa, habitando aldeias situadas à margem do rio Oiapoque, e outros foram transferidos pela Funai, em 1982, para o Parque Indígena do Tumucumaque. Somavam na época, 10 indivíduos.
Fora da TI Wajãpi, há notícias de dois subgrupos isolados da mesma etnia, que ocupariam, respectivamente, as cabeceiras dos rios Amapari e Anakui, no Amapá, e o alto rio Ipitinga, no Pará. São poucas as informações disponíveis sobre estes subgrupos. Em 1975, a Funai realizou um sobrevôo e localizou uma maloca grande com uma população estimada em 80 índios.
A região do Amapari é a área de concentração atual dos Wajãpi que vivem no Brasil. Corresponde à região delimitada a oeste pelo rio Inipiku (Mapari), ao sul, pelo rio Karapanaty (Aroã), afluente do baixo Inipuku, e, a leste, pelos igarapés Onça e Kumakary (Água Preta), afluentes do rio Felício, que desemboca no rio Amapari. Esta área inclui-se nos municípios de Mazagão e Macapá, no estado do Amapá.
Trata-se de uma área de floresta tropical densa, onde predominam pequenos cursos d'água, praticamente todos encachoeirados. A região é extremamente acidentada, formada por uma sucessão de colinas e alguns planaltos, situados nos contrafortes das serras do Iratapuru, Ipitinga e Tumucumaque. Os solos, predominantemente argilosos e arenosos, são ácidos, apresentando alto risco de erosão. O clima, de tipo equatorial, quente e úmido, oscila entre um período de chuvas, de janeiro a julho (inverno), e um de seca, de agosto a dezembro (verão). No Brasil, estão distribuídos em diversas aldeias na TI Wajãpi.
As aldeias
A composição da aldeia Wajãpi não é constante: os membros do grupo local estão sempre em movimento entre as aldeias e as casas provisórias construídas junto às roças. Cisões políticas e reunião de membros de grupos distintos contribui para a recomposição constante da população das aldeias, assim como surtos de doenças, mortes e problemas de invasões intermitentes do território por garimpeiros. O ciclo agrícola e o esgotamento da caça também influenciam o deslocamento dos Wajãpi por seu território.
A aldeia Wajãpi não apresenta formato característico, as casas estão dispersas no espaço limitado pelo igarapé ou pelo rio e pelas roças, deixando livre uma praça (okara) onde se realizam as atividades sociais e rituais.
Cada casa corresponde a uma família nuclear ou, em raros casos, a uma família extensa, abrigando em média 4 a 7 pessoas.
As casas do tipo tradicional são casas palafíticas construídas sobre estacas que podem chegar à altura de dois metros: tem-se acesso ao estrado por uma escada esculpida num tronco de árvore. A cobertura, em duas águas, é feita de folhas de ubim e palha preta. Atualmente elas vêm sendo substituídas por grandes construções baixas, sem paredes, ou ainda por simples tapiris de construção rudimentar e provisória. Além das casas de habitação, há também em todas as aldeias, na proporção de uma para duas ou três casas, construções que servem de cozinha, com jiraus, os pontos para o fogo e todos os instrumentos para o processamento da mandioca. Estas construções servem para várias famílias nucleares e nela se reúnem mães e filhas para a preparação dos alimentos.
População
Dados demográficos dos últimos 25 anos demonstram que os Wajãpi têm tido um crescimento populacional constante, sendo que a taxa de natalidade cresceu muito nos anos que se seguiram ao contato com a Funai, ocorrido em 1973.
Nessa época, eles contavam, no Brasil, com 151 indivíduos. Quinze anos depois, somavam 310 indivíduos. Eram 498 indivíduos no Brasil (censo de 1994) e 412 na Guiana Francesa (censo de 1992), totalizando uma população de aproximadamente 910 pessoas.
Fontes de informação
ALMEIDA, Ronaldo Rômulo Machado de. Traduções do fundamentalismo evangélico. São Paulo : USP, 2002. 161 p. (Tese de Doutorado)
ARNAUD, Expedito. Os índios Oyampik e Emerilon (rio Oiapoque) : referências sobre o passado e o presente. In: --------. O índio e a expansão nacional. Belém : Cejup, 1989. p. 129-58. Publicado originalmente no Boletim do MPEG, Antropologia, Belém, n.s., n. 47, fev. 1971.
BEAUDET, Jean-Michel. Polay, Uwa : danser chez les les Wayãpi et le Kalina. Notes pour une ethnographie des danses amerindiennes des Basses Terres d'Amerique du Sud. Journal de la Société des Américanistes, Paris : Société des Américanistes, v. 85, p. 215-38, 1999.
--------. Rire : un exemple d'Amazonie. L'Homme, Paris : Ecole des Hautes Etudes en Sciences Soc,, n. 140, p. 81-99, 1996.
--------. Souffles d'Amazonie : les orchestres tule des Wayapi. Nanterre : Société d'Ethnologie "Hommes et Musique", 1997. 212 p. (Acompanha um CD)
BEZERRA, Valeria Saldanha; LIMA, Jorge Araújo de Sousa. Considerações sobre a agricultura dos índios Waiãpi no Amapá. Macapá : Embrapa, 1997. 17 p. (Documentos, 6)
CABALZAR, Flora Dias. Trocas matrimoniais e relações de qualidade entre os Waiãpi do Amapá. São Paulo : USP, 1997. 273 p. (Dissertação de Mestrado)
CAMPBELL, Alan Tormaid. An account of the Wayapi indians of Amapá, Northern Brazil. s.l. : s.ed., 1982. 364 p. (Tese de Doutorado)
CASAGRANDE, Hilton Cesar. O em torno do domínio vegetal entre os Waiãpi do Amapari. São Paulo : USP, 1997. 140 p. (Dissertação de Mestrado)
CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA. Campanha contra o projeto de autogestão dos índios Waiãpi no Amapá. São Paulo : CTI, 1997. 233 p.
--------. Cartilha de matemática sem números. São Paulo : CTI, 1994. 42 p.
--------. Cartilha dos professores Waiãpi. São Paulo : CTI, 1994. 40 p.
--------. O livro das mulheres Waiãpi : Ensino de Português. v.1 - Gênero. São Paulo : CTI, 2000. 32 p.
--------. Livro do artesanato Waiãpi. São Paulo : CTI ; Brasília : MEC, 1999. 60 p.
--------. Projeto demarcação Waiãpi-PDW : relatório final. São Paulo : CTI, 1996. 117 p.
--------. Recuperação ambiental e despoluição de áreas da TI Waiãpi degradadas por garimpo : consolidação do projeto. São Paulo : CTI, 1997. 84 p.
--------. A Terra Indígena Waiãpi/AP e a problemática socio-ambiental : documento-base. São Paulo : CTI, 1999. 60 p.
COHN, Clarice; SZTUTMAN, Renato. O visível e o invisível na guerra ameríndia. Sexta Feira: Antropologia, Artes e Humanidades, São Paulo : Pletora, n. 7, p. A43-A56, 2003.
DIAS, Flora Freire Dente da Silva. Trocas matrimoniais e relações de qualidade entre os Waiãpi do Amapá. São Paulo : USP, 1997. (Dissertação de Mestrado)
FERNANDES, Carlos. O direito de crer. Eclesia, São Paulo : s.ed., v. 5, n. 54, p. 18-30, mai. 2000.
GALLOIS, Catherine. Wajãpi rena : roças, pátios e casas. Rio de Janeiro : Museu do Índio ; São Paulo : CTI ; NHII-USP, 2002. 94 p.
GALLOIS, Dominique Tilkin. Brasil : el caso de los Waiãpi. IWGIA: Documento, Copenhague : IWGIA, n. 23, p. 175-93, 1998.
--------. A casa Waiãpi. In: NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.). Habitações indígenas. São Paulo : Nobel ; Edusp, 1983. p. 147-68.
--------. Contribuição ao estudo do povoamento indígena da Guiana Brasileira, um caso específico : os Waiãpi. São Paulo : USP, 1980. 286 p. (Dissertação de Mestrado)
--------. Controle territorial e diversificação do extrativismo na Área Indígena Waiãpi. In: RICARDO, Carlos Alberto (Ed.). Povos Indígenas no Brasil : 1991/1995. São Paulo : Instituto Socioambiental, 1996. p. 263-71.
--------. Essa incansável tradução : entrevista. Sexta Feira: Antropologia, Artes e Humanidades, São Paulo : Pletora, n. 6, p. 103-21, 2001.
--------. "Floresta Nacional" Waiãpi : trajetória da tentativa de redução de uma área indígena. In: RICARDO, Carlos Alberto (Ed.). Povos Indígenas no Brasil : 1987/88/89/90. São Paulo : Cedi, 1991. p. 216-22. (Aconteceu Especial, 18)
--------. "Jane Karakuri", o ouro dos Waiãpi : a experiência de um garimpo indígena. In: SANTOS, Antônio Carlos Magalhães Lourenço (Org.). Sociedades indígenas e transformações ambientais. Belém : UFPA-Numa, 1993. p. 25-46. (Universidade e Meio Ambiente, 6)
--------. Kusiwa : pintura corporal e arte gráfica wajãpi. Rio de Janeiro : Museu do Índio ; São Paulo : CTI/NHII-USP, 2002. 72 p.
--------. Mairi revisitada : a reintegração da Fortaleza de Macapá na tradição oral dos Waiãpi. São Paulo : USP-NHII ; Fapesp, 1994. 91 p. (Estudos)
--------. Migração, guerra e comércio : os Waiãpi na Guiana. São Paulo : USP, 1986. 348 p. (Antropologia, 15)
--------. O movimento na cosmologia Waiãpi : criação, expansão e transformação do universo. São Paulo : USP, 1988. 379 p. (Tese de Doutorado)
--------. “Nossas falas duras” : discurso político e auto-representação Waiãpi. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (Orgs.). Pacificando o branco : cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo : Unesp, 2002. p. 205-38.
--------. Participação indígena : a experiência da demarcação Waiãpi. In: KASBURG, Carola; GRAMKOW, Márcia Maria (Orgs.). Demarcando terras indígenas : experiências e desafios de um projeto de parceria. Brasília : Funai/PPTAL/GTZ, 1999. p.139-54.
--------. Programa de educação Waiãpi : reivindicações indígenas versus modelos de escolas. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.). Práticas pedagógicas na escola indígena. São Paulo : Global, 2001. p. 25-46. (Antropologia e Educação)
-------- (Coord.). Terra Indígena Waiãpi : alternativas para o desenvolvimento sustentável - Programa Waiãpi-CTI - 1999. São Paulo : CTI, 1999. 12 p.
--------. Vigilância e controle territorial entre os Wajãpi : os desafios para superar uma transição na gestão do coletivo. In: GRAMKOW, Márcia Maria (Org.). Demarcando terras indígenas II : experiências e desafios de um projeto de parceria. Brasília : Funai/PPTAL/GTZ, 2002. p. 95-112.
--------; CARELLI, Vincent. Diálogo entre povos indígenas : a experiência de dois encontros mediados pelo vídeo. Rev. de Antropologia, São Paulo : USP, v. 38, n. 1, p. 205-59, 1995.
--------. Vídeo nas aldeias : a experiência Waiãpi. Cadernos de Campo, São Paulo : USP, v. 2, n. 2, p. 25-36, 1992.
GALLOIS, Dominique Tilkin; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. O índio na Missão Novas Tribos. In: WRIGHT, Robin (Org.). Transformando os Deuses : os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas : Unicamp, 1999. p. 77-130.
GALLOIS, Dominique Tilkin; KAHN, Marina. Livro de mapas : território Waiãpi. São Paulo : CTI, 1992. 45 p.
GRENAND, Françoise. Et l'homme devint jaguar : l'univers imaginaire et quotidien des indiens Wayãpi de Guyane. Paris : L'Harmattan, 1982. 496 p.
--------. La langue Wayãpi (Guyane française) : phonologie et grammaire. Paris : Selaf, 1980. 122 p.
--------. Ainsi parlaient nos ancêtres : essai d'éthnohistoire "Waiãpi". Paris : Orstom, s.d.. 416 p.
--------. Introduction a l'étude de l'univers Wayãpi : ethnoécologie des indiens de Haut-Oyapock (Guyane française). Paris : Selaf, 1980. 332 p.
GRENAND, Françoise; GRENAND, Pierre; HURAULT, Jean-Marcel. Indiens de Guyane : Wayana et Wayampi de la foret. Paris : Autrement/Orstom, 1998. 200 p.
GRENAND, Françoise; MORETTI, Christian; JACQUEMIN, Henri. Phamacopées traditionnelles en Guyane : Créoles, Palikur, Waiãpi. Paris : Orstom, 1987. 568 p.
GRENAND, Pierre. The use and cultural significance of the secondary forest among the Wayapi indians. In: PLOTKIN, Mark J.; FAMOLARE, Lisa (Eds.). Sustainable harvest and marketing of rain forest products. Washington : Conservation International, Island Press, 1992. p. 27-40.
GRENAND, Pierre; GRENAND, Françoise. Il ne faut pas trop en faire : connaissance du vivant et gestion de l'environnement chez les Wayapi. Cahiers des Sciences Humaines, s.l. : s.ed., v. 32, n. 1, p. 51-63, 1996.
--------. Os Waiãpi do norte e seus brancos (Guiana Francesa). In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (Orgs.). Pacificando o branco : cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo : Unesp, 2002. p. 145-78.
JENSEN, Allen Arthur. Sistemas indígenas de classificação de aves : aspectos comparativos, ecológicos e evolutivos. Belém : MPEG, 1988. 88 p. (Coleção Eduardo Galvão)
--------. Wayampi. In: KAHREL, Peter; BERG, Rene van den (Eds.). Typological studies in negation. Amsterdan : John Benjamins, 1994. p. 343-64. (Typological Studies in Language, 29)
--------; JENSEN, Cheryl (Comps.). Tamõ kõ rekopawer - A história de nossos antepassados. Belém : Funai ; SIL, 1991. 174 p.
JENSEN, Cheryl Joyce S. O desenvolvimento histórico da língua wayãpi. Campinas : Unicamp, 1989. 194 p. (Série Línguas Indígenas). Apresentado originalmente como Dissertação de Mestrado. 1989, Unicamp.
KAHN, Marina. A escolarização Waiãpi. In: RICARDO, Carlos Alberto (Ed.). Povos Indígenas no Brasil : 1991/1995. São Paulo : Instituto Socioambiental, 1996. p. 272-4.
--------. Exercícios de leitura e escrita em matemática. v. 1 e 2. São Paulo : CTI, 1992. 80 p.
--------. O livro das tabelas. São Paulo : CTI, 1993. 48 p.
--------; GALLOIS, Dominique Tilkin. Cartilha Waiãpi : alfabetização em português (acompanha livro do professor). São Paulo : CTI, 1991. 140 p.
OLSON, Gary Paul. The Wayapi : a world in conflict. Austin : Univ. of Texas, 1982. 165 p. (Dissertação de Mestrado)
SANTOS, Lilian Abram dos. Aspectos da fonologia Waiãpi. São Paulo : USP, 2002. 79 p. (Dissertação de Mestrado)
SCHOEPF, Daniel. Une étrange massue pour affronter les Wayapi ou les avatars de la technologie chez les Wayana de la region Brésil-Guyane. Bulletin de la Soc. Suisse des Américanistes, Genebra : Soc. Suisse des Américanistes, n. 57-58, p. 69-88, 1995.
SCHULER, Evelyn. Pelos olhos de Kasiripina : revisitando a experiência Waiãpi do "Vídeo nas aldeias". Sexta Feira: Antropologia, Artes e Humanidades, São Paulo : Pletora, n. 2, 1998.
SZTUTMAN, Renato. Caxiri, a celebração da alteridade : ritual e comunicação na Amazônia indígena. São Paulo : USP, 2000. 262 p. (Dissertação de Mestrado)
--------. De festas, viagens e xamãs : reflexões primeiras sobre os encontros entre Waiãpi setentrionais meridionais na fronteira Amapá-Guiana Francesa. Cadernos de Campo, São Paulo : USP, v. 9, n. 8, p. 107-24, 1999.
TINOCO, Silvia Lopes da Silva Macedo. Aprendendo novas formas de representação política : as inter-relações entre cursos de formação de professores Waiãpi e o conselho Apinã. Cadernos de Campo, São Paulo : USP, v. 10, n. 9, p. 87-96, 2000.
--------. Jovina, cacique, professor e presidente : as relações entre o Conselho Apina e os cursos de formação de professores Waiãpi. São Paulo : USP, 2000. 206 p. (Dissertação de Mestrado)
--------. “Nunca dez!” A matemática karai-ko e o uso do ábaco entre os Waiãpi do Amapá. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.). Práticas pedagógicas na escola indígena. São Paulo : Global, 2001. p. 236-51. (Antropologia e Educação)
TURNER, Terence. Extrativismo mineral por e para comunidades indígenas da Amazônia : a experiência de garimpo entre os Waiãpi do Amapá e os Kayapó do sul do Pará. Cadernos de Campo, São Paulo : USP, v. 8, n. 7, p. 255-74, 1997/1998.
A arca de Zo'É. Dir.: Dominique T. Gallois; Vincent Carelli. Vídeo Cor, VHS, 22 min., 1993. Prod.: CTI-SP
At the edge of conquest : the journey of chief Wai-Wai. Dir.: Geoffrey O'Connors. Vídeo Cor, VHS, 29 min, .1992. Prod.: Realis Picture Inc
Jane Moraita (Nossas Festas). Dir.: Kasiripinã Waiãpi. Vídeo Cor, VHS, 28 min., 1994. Prod.: CTI-SP
Meu amigo garimpeiro .... Dir.: Dominique T. Gallois; Pedro Dias Correa; Luís Vessani. Vídeo Cor, S-VHS/NTSC, 25 min., 1994. Prod.: CTI-SP
Placa não fala. Dir.: Dominique Gallois; Vincent Carelli. Vídeo cor, NTSC, 35 min., 1996. Prod.: CTI; GTZ
Segredos da mata. Dir.: CTI; Apina. Vídeo cor, NTSC, 37 min., 1998. Prod. CTI
Waiãpi de Guyane : un visage sonore d'Amazonie, Colection CNRS-Musée de l'Homme, Chant du Mond, Paris, 1998. (CD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário